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O cliente oculto das auditorias
Artigos sobre segurança dos alimentos

O cliente oculto das auditorias

As auditorias são classificadas conforme o cliente delas. Assim, será de primeira parte, se o cliente é a própria organização auditada, a quem primeiro interessa o relatório. De segunda parte, se o cliente é quem compra os produtos ou contrata os serviços da empresa auditada. E é auditoria de terceira parte se realizada a pedido da organização ou do cliente, mas feita por um organismo independente de ambos. São geralmente chamadas auditorias internas, de fornecedores e de certificação.

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Fraude em alimentos
Artigos sobre sistemas de gestão da qualidade.

Fraude em alimentos

A palavra fraude tem origem no latim fraus, fraudis e significa engano, má-fé, logro. A fraude é normalmente compreendida como um engano malicioso, um procedimento astucioso, intentado de má-fé, destinando a encobrir a verdade ou a contornar um dever, tendo como alicerce atos que causem prejuízos a terceiros. Para que se caracterize fraude é necessária a presença de má-fé ou dolo, pois alterações havidas em matérias-primas, insumos ou produtos em razão de caso fortuito ou de força maior e até mesmo negligência no processo industrial não são consideradas fraudulentas.

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